terça-feira, 1 de junho de 2010

Educação e Cibercultura

Usando a linguagem dos PCNS vejo o papel do professor decisivo nos três eixos de conteúdos curriculares:
Nos conteúdos conceituais- Como arqui eleto cognitivo,responsável por traçar estrategias e definir os métodos mais adequados para o aluno,chegando a uma construção ativa de conhecimento.
Conteúdos Procedimentais-Como dinamizador de grupos,ao ajudar,os estudantes a descobrirem as formas pelas quais se chega ao saber os processos mais eficazes é o diálogo possível entre as disciplinas,gerenciado uma sala de aula na qual
os estudantes,com suas diversas competências,dialogam com respeito entre si e estabelecem parcerias produtivas.
Conteúdos Atitudinais-Como educador,comprometendo-se com o desá fio de estimular a consciência crítica para todos os recursos desse novo mundo sejam utilizados a serviço da construção uma humanidade também nova com base nos critérios de justiça social e respeito á dignidade humana.(Ramal 2000).
Através dessa linguagem dos pcns quando fala de conteúdos concetuais,procedimentais,atitudinais para uma linguagem especifica.O conteúdo conceitual refere-se ao conceito de qualquer assunto baseado em o que é,e como funciona.Conceito Procedimental-O aluno precisa saber fazer ,ou seja, o que ele precisa saber, para fazer,para entender o conceito e de fato surja a aprendizagem,O conteúdo Atitudinal- o aluno precisa saber como agir,para que a atividade seja significativa e surja efeito.E o dos conteúdos desafiador na qual o professor precisa ter muita experiência para saber usar estrategias e conseguir a disciplina para então a atividade acontecer de forma satisfatória.Maurina

Nenhum comentário: