terça-feira, 1 de junho de 2010

Educação e Cibercultura

Uma sala de aula no ciberespaço reflexões e sugestões a partir de uma experiência de ensino na internet por André Lemos e Cláudio Cardoso e Marcos Palácio.
Algo que me chamou atenção ao ler o texto foi os aspectos fundamentais do hipertexto.situa-se na vinculação de documentos de forma a ampliar o leque de informações e trazer instantaneamente uma complexificação do assunto abordado.Isso é vital para toda e qualquer atividade pedagógica.Essa possibilidade chamamos aqui de de intra-textualidade e de inter-textualidade,muito bem abordado por Landow.
Qual a diferença entre intra-textualidade e inter-textualidade.
A INTRA-TEXTUALIDADE-Refere-se a lexias internas ao site,as informações ampliadas e anexadas situando-se dentro da própria estrutura do site,nesse sentido utilizamos a intra-textualidade quando propúnhamos em algumas semanas consultar textos de leitura que se situam no próprio site da sala de aula por sua vez.
O INTER-TEXTUALIDADE- Pode ser compreendido como a indexação de informações externas ao site. Assim ao explicarmos o que é um hipertexto e sua história podemos "lincar" essa informação(multi vocalidade),colocando a em pé de igualdade com a informação textual que vinculou. É o que estamos fazendo nesse curso de Educação e Cibercultura, que possibilitam descobertas,pois essa interação é boa, porque faz -me aprimorar mais meus conhecimentos,esse entretenimento favorece uma discussão significativa que contribui bastante em minha formação acadêmica e pessoal. Maurina

Nenhum comentário: